![]() |
foto de César Valente |
São Pedro da Aldeia foi sede da posse do Conselho Gestor Regional do Parque Estadual Costa do Sol. O Secretário de Meio Ambiente, Luciano Pinto, foi empossado como membro titular do Conselho e representou o Prefeito Carlindo Filho, que esteve presente, mas teve que sair devido outros compromissos. O evento foi nessa segunda-feira, no Teatro Municipal Átila Costa.
De acordo com Luciano Pinto a criação do Conselho é um fator determinante para gerenciamento de recursos. “Com a criação do Conselho iremos, de forma democrática, determinar ações e gerenciar os recursos, pensando sempre no bem de todos os municípios que compõem o Parque e principalmente em São Pedro da Aldeia. Precisamos efetivar as ações do Parque”, disse.
Com cerca de dez mil hectares (um milhão de metros quadrados), o parque estadual vai proteger os costões rochosos; restingas, dunas; sambaquis; lagoas; florestas e outros ecossistemas da região onde ainda podem ser encontradas plantas endêmicas e animais de restinga em extinção, como o lagarto da praia e o formigueiro-do-litoral (Formicivora litorallis), além do mico-leão-dourado, que vive nas reservas de Jacarepiá e na Serra das Emerências, entre Cabo Frio e Búzios. O parque protege áreas de São Pedro da Aldeia, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios.
O evento contou com as presenças do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, André Ilha, o Chefe Estadual do Parque Costa do Sol, Sérgio Ricardo Soares, o Secretário do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Márcio Flávio, o Representante do Inea, Túlio Wagner e os secretários de meios ambiente dos municípios que compõem o Parque Estadual Costa do Sol.
Créditos à PMSPA
Postar um comentário