Brasil alcança maior geração de emprego de carteira assinada da história em janeiro de 2021


O Brasil gerou 260.353 vagas de carteira assinada em janeiro de 2021, o maior número de empregos formais da história para o respectivo mês, segundo dados do CAGED. A série histórica teve início em 1992. Até o fim de março devem também ser divulgados o saldo de emprego formal em fevereiro.


O número é positivo para o país que tenta se recuperar de uma crise econômica nacional que levou a mais uma década perdida e em meio a pior crise sanitária global do século que culminou em uma crise da economia global onde diversos países registraram encolhimento do PIB. 


Resultado de 1.527.083 admissões e 1.266.730 desligamentos, o número é melhor que as 67.906 vagas fechadas em dezembro do ano passado. Contudo, as novas medidas de restrição e isolamento promovido por prefeitos e governadores devem impactar negativamente na geração de emprego dos meses seguintes.


 "O resultado mostra que o país continuou com a recuperação econômica após o pico de casos de Covid de 2020, que fechou parte das atividades econômicas no país", reforçou a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia que divulgou os dados nesta terça-feira (16).


O setor que mais impactou positivamente o saldo em janeiro foi a indústria, com a criação de 90.432 vagas.  Todos os setores da atividade econômica registraram saldo positivo no primeiro mês de 2021.


Ainda de acordo com o ministério da Economia, todas as cinco regiões do país tiveram saldos positivos. O destaque ficou no Sudeste do país, que criou 105.747 empregos. Em seguida, está a região Sul, com 83.587 novas vagas.


Por Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem