Estudantes de Cabo Frio participam de encerramento da etapa nacional do projeto Pioneiros


Henry Freitas e Matheus Abreu, de 17 e 18 anos de Cabo Frio venceram etapa local. Foto: Divulgação


A edição de 2023 do renomado Programa Pioneiros chegou ao seu ápice com a cerimônia de premiação dos vencedores da etapa nacional, realizada em São Paulo. Durante três dias, os talentosos estudantes Henry Freitas e Matheus Abreu, ambos de Cabo Frio e autores do projeto vencedor na etapa local, na Prolagos, desfrutaram de uma programação repleta de atividades culturais e de orientação profissional na capital paulista.


Os jovens, de 17 e 18 anos respectivamente, foram agraciados com visitas guiadas a icônicos espaços culturais e de lazer, como a Pinacoteca de São Paulo, o Memorial da Resistência, o Instituto Moreira Salles e o MASP. Além disso, participaram de palestras voltadas para o desenvolvimento de carreira e de uma roda de conversa sobre saneamento básico, proporcionando uma jornada de aprendizado enriquecedora.


Matheus Abreu expressou sua gratidão pela oportunidade, destacando a importância de conhecer o passado para compreender o presente. Em suas palavras: "Viver sem conhecer o passado é viver no escuro. [...] Eu só tenho a agradecer estar aqui em São Paulo, conhecer o MASP, que era um desejo meu, mas que eu não imaginava fazer."


Na cerimônia de entrega dos certificados, o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Augusto Freitas, ressaltou o valor do desenvolvimento humano promovido pelo Programa Pioneiros, enfatizando que mais do que oferecer serviços, o saneamento deixa um legado de transformação social.


Além dos jovens de Cabo Frio, participaram do evento representantes das concessionárias Águas de Timon (MA) e Águas de Teresina (PI), empresas irmãs da Prolagos no Grupo Aegea Saneamento.


Para os interessados em participar da próxima edição do Programa Pioneiros, as inscrições estão abertas até sexta-feira, 29 de março, no site da concessionária em www.prolagos.com.br. O projeto oferece 30 vagas e propõe uma imersão no universo do saneamento básico, com atividades variadas e a oportunidade de contribuir para a melhoria do sistema de saneamento regional.


Podem se inscrever estudantes do Ensino Médio ou do 9º ano do Ensino Fundamental, que atendam a critérios como vulnerabilidade social, pertencimento a comunidades tradicionais ou parentesco com colaboradores da concessionária. Os participantes com os melhores projetos terão a chance de concorrer a vagas no programa de Jovem Aprendiz da Prolagos e, posteriormente, disputar bolsas de estudo na Universidade Veiga de Almeida (UVA) na etapa nacional do programa.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem