A bronquiolite, caracterizada pela inflamação dos bronquíolos, é mais comum em crianças menores de dois anos e pode se tornar grave rapidamente se não tratada corretamente. Os sintomas incluem coriza, tosse leve, febre persistente, dificuldade respiratória e fadiga. Diversos agentes infecciosos, como o vírus sincicial respiratório (VSR), são responsáveis pela doença.
Diante desse cenário, a SES-RJ alerta para a importância da imunização contra a gripe, que pode ajudar a conter esses casos. Cerca de 2,5 milhões de doses da vacina contra a influenza foram distribuídas aos municípios fluminenses, como parte da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que visa atingir 90% de cobertura nos grupos prioritários.
Como medida preventiva, a Secretaria ampliou a capacidade do Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, de 20 para 30 leitos de UTI pediátrica, podendo chegar a 40 conforme a demanda. Claudia Mello, secretária de Estado de Saúde, ressaltou a importância do monitoramento contínuo e a prontidão para abrir mais leitos, se necessário.
Postar um comentário