A colaboração entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Marinha do Brasil, por intermédio da Base Aérea Naval (BAeNSPA) e do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), está proporcionando oportunidades de desenvolvimento para mais de 100 alunos da rede municipal de ensino. O Programa Forças no Esporte (PROFESP), que visa democratizar o acesso à prática e à cultura esportiva, está sendo implementado com sucesso na Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo, de caráter Cívico-Militar.
Essa iniciativa visa promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, contribuindo para a formação cidadã e a melhoria da qualidade de vida, especialmente em áreas de vulnerabilidade social. As turmas de alunos participantes estão divididas entre a BAeNSPA, com atividades às terças e quintas, e o CIAAN, às segundas e quartas.
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Educação Preventiva, tem desempenhado um papel fundamental na implementação e acompanhamento do projeto. Reuniões de planejamento para o ano letivo de 2024 foram conduzidas, além de encontros com os pais e responsáveis dos alunos envolvidos.
"A parceria da Secretaria de Educação com o programa iniciou em 2015. Somos muito gratos à equipe do PROFESP por proporcionar aos nossos alunos momentos únicos de aprendizado e novas perspectivas. O PROFESP é um divisor de águas na educação Aldeense", comentou Maria Regina Rosa, coordenadora de Educação Preventiva.
Roselene Espindola, diretora adjunta da Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo, também enfatizou a importância da iniciativa. "Os alunos adoram participar do programa. Temos uma fila de espera para próximas etapas. O PROFESP, além de oferecer acesso a modalidades esportivas, também agrega valores essenciais à formação do estudante", destacou.
O Programa Forças no Esporte atende crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, entre 6 e 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Seu objetivo é promover a valorização pessoal, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.
Postar um comentário