São Pedro da Aldeia tem mais 20 casos positivos para dengue desde última sexta-feira (05), óbitos não aumentaram


Nesta sexta-feira (12/04), a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou o Boletim Epidemiológico das Arboviroses. Desde o início de 2024, o município registrou 227 casos confirmados de dengue, com um óbito registrado até o momento. Não foram registrados casos de zika e chikungunya.

Os bairros com maior número de notificações são Porto do Carro, Fluminense, Campo Redondo e Vinhateiro. Os dados mostram 227 casos positivos, 747 negativos, 1 internação e 1 óbito.

O Boletim Epidemiológico é divulgado semanalmente às sextas-feiras, visando conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti e incentivar medidas preventivas. As informações são baseadas nos dados coletados pelo setor de Vigilância em Saúde.

A Secretaria de Saúde destaca que a população desempenha um papel crucial no combate ao Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya.

Sintomas:
- Dengue: febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode ocorrer perda de peso, náuseas e vômitos.
- Chikungunya: febre súbita, dores musculares, nas articulações, na cabeça e erupção na pele, com sintomas por 3 a 10 dias.
- Zika: erupção na pele com coceira, febre baixa, olhos vermelhos, dor nas articulações, nos músculos e de cabeça, com sintomas desaparecendo após 3 a 7 dias.

Ao apresentar sintomas, é fundamental procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima ou no Pronto-socorro Municipal.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem