Na última sexta-feira (3), o Prefeito Alexandre Martins deu um importante passo em direção à possível obtenção do cobiçado selo Bandeira Azul para quatro praias do município de Búzios. As praias Forno e Azeda buscam a renovação do título, enquanto Tucuns e Tartaruga almejam sua entrada pela primeira vez no programa para a temporada de 2024-2025. A entrega do documento essencial para formalizar a candidatura ocorrerá nesta sexta-feira (10).
Ao assinar o termo de compromisso, a prefeitura declara a autenticidade e relevância das informações fornecidas sobre cada uma das praias, atestando sua conformidade com os 34 critérios estabelecidos pelo programa Bandeira Azul.
Um dos aspectos cruciais para a participação no programa é a qualidade da água. Neste ano, a equipe responsável conduziu um total de 280 análises nas praias candidatas: 20 para Forno, 20 para Azeda, 160 para Tucuns e 80 para Tartaruga. Essas análises são fundamentais para garantir que os padrões de qualidade ambiental sejam atendidos em cada uma das áreas, de acordo com as diretrizes do Bandeira Azul.
O conjunto de pré-requisitos será avaliado por um júri nacional e internacional, que verificará a conformidade dos critérios, os parâmetros de balneabilidade do Programa, bem como a adequação dos itens de sustentabilidade e acessibilidade para receber a Bandeira Azul.
O secretário da Pasta, Evanildo Nascimento, enfatizou o árduo trabalho envolvido e a importância dessa conquista para a área ambiental: “Estamos empenhados em manter nossa cidade avançando no quesito de qualidade ambiental das praias. Com parcerias público-privadas, estamos realizando as análises solicitadas pelo programa, como as 160 análises de qualidade da água em Tucuns, realizadas em laboratório credenciado pelo Inea. Isso comprova nosso compromisso com o meio ambiente. Temos ações em andamento, como o cercamento da restinga de Tucuns e a recuperação da restinga degradada. Estamos pleiteando quatro praias Bandeira Azul, o que é muito significativo, pois seremos um dos únicos municípios a conquistar esse selo ambiental no Brasil”, afirmou o secretário.
Postar um comentário