Cabo Frio lança Campanha de Vacinação nas escolas para crianças até 5 anos


A Prefeitura de Cabo Frio está realizando uma iniciativa para garantir que as crianças até 5 anos estejam com suas cadernetas de vacinação em dia. A Campanha de Vacinação está sendo promovida nas escolas municipais, percorrendo 50 unidades da rede de ensino, desde creches até o primeiro ano do ensino fundamental.

O projeto teve início na Escola Municipal Etelvina Santana Fonseca, no bairro Peró, nesta terça-feira (30), e continuará ao longo de 2024. A campanha conta com a participação de toda a comunidade escolar, incluindo professores, pais e alunos. Durante o mês de abril, as Secretarias de Educação e Saúde organizaram diversos encontros com as equipes diretivas de cada escola para preparar os detalhes da ação.

Um dos aspectos fundamentais é a comunicação prévia com os pais ou responsáveis das crianças, que serão orientados a comparecer às escolas com a caderneta de vacinação dos seus filhos. Para os casos em que os pais não puderem comparecer, a escola fornecerá um termo de responsabilidade. As equipes de saúde estarão presentes nas escolas em dois horários: às 11h e às 16h, para atender tanto o turno da manhã quanto o da tarde.

A programação seguirá na próxima terça-feira (7) na Creche Municipal Vovó Cinha, no bairro Parque Burle, e continuará com visitas em outras escolas ao longo dos próximos meses. Este esforço faz parte das atividades do Manual de Microplanejamento do Ministério da Saúde, que visa promover a vacinação de forma eficaz, atingindo as metas estabelecidas e garantindo a proteção da população contra doenças imunopreveníveis.

"Oferecer a aplicação de doses no ambiente escolar é uma importante estratégia para retomar as altas coberturas vacinais, reduzir doenças imunopreveníveis e fortalecer o microplanejamento. Por isso, nossas equipes estarão disponíveis nas unidades para facilitar o acesso à vacinação. Além disso, contamos com o apoio e adesão dos pais e responsáveis", destaca Patrícia Freitas, coordenadora de imunização de Cabo Frio.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem