Caça F-35C da Marinha dos EUA pousa na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, 1ª vez em solo brasileiro


Um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II, pertencente à Marinha dos Estados Unidos, realizou um pouso de emergência no sábado (18) na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia. Essa é a primeira vez na história que esse modelo pousa em solo brasileiro.

O incidente ocorreu no final da tarde, quando o jato declarou emergência devido ao baixo nível de combustível, exigindo um pouso não programado. O F-35C é parte do esquadrão VFA-147 “Argonauts” e integra o Carrier Air Wing 14. Durante a operação de pouso, foi acompanhado por um F-18F Super Hornet, designado como AG-211 e com registro 165592, pertencente ao VFA-103 “Jolly Rogers”. O avião-escolta também aterrissou na base.

A aeronave envolvida no incidente está embarcada no super porta-aviões USS George Washington (CVN-73), que está na região litorânea do Rio de Janeiro para participar do exercício Southern Seas 2024 das Forças Navais do Comando Sul. O exercício envolve atividades de intercâmbio com Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Brasil.

Após testes nos sistemas realizados na base, o caça decolou no dia seguinte e pousou novamente no USS George Washington.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem