Projeto de Parque Aquático em Cabo Frio gera debate em conselho ambiental


No próximo dia 28, os membros do Conselho do Parque Estadual da Costa do Sol se reunirão para discutir o projeto de construção do Nova Cabo Frio Water Park. O empreendimento, proposto pela empresa paulista São José Desenvolvimento Imobiliário, abrange a criação de um parque aquático, área de aventuras, centro de entretenimento, beach club, resort e espaços comerciais, como lojas, restaurantes e lanchonetes. A área destinada para o projeto está situada entre as praias das Conchas, Brava e Ilha do Japonês. As informações são da Folha dos Lagos.

Apesar de o megaempreendimento ser objeto de debate, a Folha constatou que o projeto não foi previamente discutido com os conselhos ambientais pertinentes. Membros de dois conselhos ligados ao meio ambiente, o Conselho da APA do Pau Brasil e o Conselho do PECS, afirmaram não ter conhecimento prévio sobre o empreendimento.

Denise Morand, membro de um dos conselhos, revelou que o projeto do Nova Cabo Frio Water Park não foi apresentado oficialmente aos órgãos colegiados. Segundo ela, sem os projetos setoriais e a regularização fundiária, empreendimentos desse porte não podem ser aprovados, a menos que tenham como objetivo a recuperação de áreas degradadas ou finalidades similares.

Embora os detalhes específicos a serem discutidos na reunião não tenham sido divulgados, a localização proposta para o parque aquático, dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, levanta diversas questões. Fontes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informaram à Folha que a área de aproximadamente 250 mil m² está dentro da chamada "zona de amortecimento", que são áreas adjacentes, e não dentro, de Unidades de Conservação Integral, mas que merecem atenção especial.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem