Para atender à necessidade de pais e cuidadores de crianças e adolescentes em compartilhar experiências e adquirir conhecimentos, a Prefeitura de Iguaba Grande, em parceria com a Secretaria de Saúde e o CER Flore’Ser (Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual), lançou neste mês de maio os Projetos Alvorecer e AtivaMente, idealizados pela Psicóloga Danielly Espindola.
O projeto destinado aos pais será realizado em grupos semanais com até 15 cuidadores, fornecendo orientações sobre conceitos-chave de maneira acessível, como atenção, memória, percepção, concentração, TDAH e TEA. Serão utilizados jogos, brincadeiras e atividades com materiais recicláveis e de baixo custo para auxiliar na rotina e no desenvolvimento de habilidades motoras, psicológicas e verbais.
O objetivo principal é capacitar os cuidadores para que se tornem mais envolvidos no desenvolvimento das crianças, contribuindo para sua habilitação cognitiva. Além disso, visa orientar os pais sobre a importância do envolvimento familiar no complemento do tratamento das crianças.
Entre os objetivos específicos do projeto estão incentivar a participação dos pais no processo terapêutico individualizado e facilitar o acesso a diferentes formas de estímulo cognitivo em casa. Também busca oferecer um espaço de apoio e escuta para os pais enfrentarem os desafios relacionados a neurodivergências ou deficiências.
O Flore’Ser é um centro especializado em reabilitação física e intelectual, atendendo a usuários de 0 a 17 anos e 11 meses, oferecendo serviços de atenção ambulatorial que incluem avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação e habilitação funcional e psicossocial para promover autonomia e independência.
Postar um comentário