No último sábado (8), em celebração ao Dia Mundial dos Oceanos, a Agência Espacial Americana (NASA) presenteou o público com uma imagem da Laguna Araruama e litoral da Região dos Lagos, destacando a cidade de Cabo Frio, tirada do espaço.
A foto, divulgada pela NASA, rapidamente conquistou a atenção dos internautas, recebendo mais de 200 mil curtidas até o momento desta reportagem. Na legenda, a agência espacial brincou, dizendo estar "relaxando no Brasil", e aproveitou para explicar a origem do nome de Cabo Frio, traduzindo-o para o inglês como "Cape Cold".
A explicação revelou que o nome se deve ao oceano excepcionalmente frio que cerca a região. Os fortes ventos de nordeste ao longo da costa empurram as águas superficiais quentes para longe, permitindo que a água fria das profundezas suba à superfície. Essa água ressurgida, rica em nutrientes, contribui para o ecossistema marinho abundante ao largo da costa de Cabo Frio.
A foto foi capturada pelo instrumento OLI-2 (Operational Land Imager-2) a bordo do Landsat 9, uma parceria entre a NASA e o USGS, no dia 16 de setembro de 2023. Além de Cabo Frio, a imagem também destaca outras cidades da Região dos Lagos, sendo a única foto compartilhada em homenagem ao Dia Mundial dos Oceanos.
A repercussão nas redes sociais foi imediata, com muitos brasileiros e moradores de Cabo Frio expressando alegria e orgulho com a postagem. Comentários engraçados e afetuosos inundaram as redes, destacando a importância da cidade e sua beleza natural.
"Minha cidade"; "Oh minha Região dos Lagos aí" e "Cabo Frio na Nasa!! Vencemos na vida!" foram alguns dos comentários. Alguns internautas brincaram com o fato de Cabo Frio ser um destino popular entre os mineiros: "Se aumentar o zoom dá pra ver um monte de mineiro", sugeriu um comentário, enquanto outro afirmou com humor: "Cabo Frio, a melhor praia do meu estado Minas Gerais".
Postar um comentário