Estação de tratamento de São Pedro da Aldeia aumentará capacidade em 20%

Foto: Carioca Engenharia
ETE de São Pedro da Aldeia fica localizada no bairro Balneário.

Com um investimento total de R$ 53 milhões, a unidade de tratamento de São Pedro da Aldeia, localizada no bairro Balneário terá sua capacidade de tratamento ampliada em cerca de 20%, passando de 150 litros por segundo para 180 litros por segundo, já após a conclusão da primeira das duas fases planejadas para a obra iniciada pela concessionária Prolagos.


Na primeira etapa, estão sendo construídos dois decantadores, que são as estruturas responsáveis por remover as partículas sólidas em suspensão presentes no esgoto; além de uma unidade de adensamento, para redução do lodo gerado pelo tratamento; um tanque biológico, para degradação da matéria orgânica por meio de bactérias aeróbicas, e um canal de desinfecção ultravioleta, sistema energeticamente eficiente e sustentável, entre outros módulos.  

Segundo a Prolagos, além das novas estruturas, a unidade vai ganhar equipamentos de automação e telemetria, para o monitoramento remoto e em tempo real de toda a operação pelo Centro de Controle Operacional (CCO), na sede da concessionária. 

"As obras têm previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano. Com isso, nós iremos concluir mais um grande projeto que irá garantir a eficiência do sistema de esgotamento sanitário do município, bem como contribuir com a proteção e preservação da Laguna Araruama”, destacou o gerente de Engenharia da Prolagos, Marcos Vinicius Araújo. 

Outros municípios

Além da ETE São Pedro da Aldeia, a Prolagos conta com outras seis unidades para tratar o esgoto dos cinco municípios da sua área de atuação: duas em Cabo Frio; uma em Armação dos Búzios; duas em Arraial do Cabo e outra em Iguaba Grande. Juntas, elas têm capacidade para tratar 97 milhões de litros de esgoto por dia. 

Comentários

أحدث أقدم