O Estado do Rio de Janeiro continua a registrar um aumento no número de novas empresas. Segundo dados recentes divulgados pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), o estado alcançou a marca de 17.258 novas empresas até o momento em 2024.
Este marco foi alcançado após o registro de 5.910 novos empreendimentos somente em março, tornando-o o mês de maior sucesso deste ano. Este número robusto contribui para um primeiro trimestre promissor, ficando em segundo lugar na história da Jucerja, com 215 anos de existência. O recorde absoluto pertence ao primeiro trimestre de 2022, quando foram contabilizadas 18.246 novas iniciativas comerciais.
O governador Cláudio Castro expressou sua satisfação com esses resultados, destacando os esforços contínuos para promover um ambiente de negócios acolhedor e seguro no estado. Ele afirmou: "Estamos trabalhando continuamente para oferecer um ambiente de negócios seguro e convidativo para quem deseja empreender. Esses resultados são fruto de um trabalho conjunto que tem resgatado a credibilidade do nosso estado. Desse modo, fomentamos uma cadeia próspera que movimenta a nossa economia, gera empregos e melhora a qualidade de vida da população."
O presidente da Jucerja, Sergio Romay, também expressou otimismo em relação ao futuro, observando uma tendência crescente no número de aberturas de empresas a cada mês. Ele previu que em abril o estado poderá novamente ultrapassar a marca de 6 mil novos negócios e reiterou a expectativa de superar os números dos três últimos anos, alcançando mais de 72 mil empresas abertas até o final de 2024. Romay ressaltou ainda os esforços contínuos de modernização e atualização dos sistemas da Jucerja, facilitando assim a vida dos empresários fluminenses.
Do total de aberturas registradas em março, 5.443 correspondem à constituição de novas empresas, enquanto 379 são aberturas de filiais e 88 são inscrições de transferências. Essas diversas categorias refletem o impulso empreendedor que está impulsionando o desenvolvimento econômico do estado.
Na Região dos Lagos, os municípios com maior número de novas empresas registradas em 2024 de acordo com a JUCERJA são Cabo Frio, com 355 novas empresas, 8º lugar no estado e única cidade da região entre as 10 primeiras do ranking estadual, seguido por Araruama, com 146, São Pedro da Aldeia, com 107, Saquarema, com 98, Búzios, com 91, Arraial do Cabo, com 31, e Iguaba Grande, com 19.
Já entre os municípios com maior número de novas empresas registradas em 2024 em todo o estado, a cidade do Rio lidera com 8.733 novas empresas, seguido por Niterói, com 1.259, Duque de Caxias, com 662, São Gonçalo, com 592, e Nova Iguaçu, com 465.
Este registro de abertura de empresas demonstra o vigor do setor empresarial fluminense, sinalizando um futuro promissor para o Estado do Rio de Janeiro no cenário econômico nacional.
إرسال تعليق